Início Noticias Programa Brasil Alfabetizado chega a Itambé

Programa Brasil Alfabetizado chega a Itambé

Por Reginaldo Spínola
A Prefeitura Municipal de Itambé, através da secretaria municipal de educação, apresentou na tarde desta terça-feira (04) à comunidade, o Programa Brasil Alfabetizado. Alunos, coordenadores, alfabetizadores e autoridades lotaram o espaço do Cine Teatro.
Voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, o Programa Brasil Alfabetizado, criado em 2003, é implementado nos municípios com o apoio do governo federal, que atua oferecendo suporte técnico e financeiro. Em Itambé, a meta do programa é audaciosa. Espera-se que 4.575 pessoas, total de cadastrados, o equivalente a quase 20% da população do município – que fechou em 2010, de acordo com o censo do IBGE, em 23.106 habitantes-, saiam do estado de obscurantismo gerado pelo analfabetismo. Para vencer tamanho desafio, um batalhão de homens e mulheres foram convocados para realizar este trabalho, alguns atuarão na coordenação das turmas e outros na alfabetização.

A secretária de educação Mailza Soares, em seu discurso na solenidade, afirmou que a educação é um compromisso de todos e pediu para que os educadores estejam imbuídos seriamente com o programa. “Não estamos fazendo nada de forma fictícia ou faz de conta. Estamos confiando em vocês, para que juntos possamos diminuir o índice de analfabetos”. De acordo com Mailza, cerca de 33% da população itambeense é analfabeta.

Para o prefeito Moacir Andrade, é possível transformar essa realidade colocando o amor, como sentimento primordial nos encontros das salas de aula. “Com o amor na ponta da língua que você (alfabetizador) fará esta transformação”, afirmou. Moacir falou ainda da importância do compromisso dos educadores com o programa e, através de sua história de vida, deixou uma mensagem de luta e superação. Durante a infância, impossibilitado de andar devido a paralisia infantil, o prefeito contou que, para chegar a escola, recebia a ajuda de um amigo, que o carregava no ombro.

Demais autoridades também fizeram parte da cerimônia, dentre elas estavam a secretária de assistência social Cléa Malta, o vereador Eduardo Gama e o chefe de gabinete da prefeitura, Mauricio Fonseca.

Após os pronunciamentos, um show cultural com o cantor Jai, um deficiente visual da cidade de Itapetinga, fechou a noite.

Boas práticas serão premiadas

Entre os dias 05 e 08, na FTC ead, alfabetizadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado passarão por uma capacitação, momento ideal para absorverem práticas inovadoras, que depois serão aplicadas em sala de aula. Assim, eles terão boas condições para fazer com que suas realizações se sobressaiam e com isso garantam reconhecimento, já que, para motivá-los, a prefeitura irá premiar os 15 melhores educadores e seus respectivos coordenadores, com placas de honra ao mérito a uma determinada quantia em dinheiro, ainda não informada.

Compartilhe esse post com seus amigos

mais Postagens interessantes

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao clicar em "aceitar" assumiremos que você concorda com o uso que fazemos dos cookies. Concordo Clique AQUI e tenha mais informações

Política de Privacidade